Cidade dos Homens: crítica à segregação carioca

      

      A série exibida entre 2002 e 2005 pela Rede Globo, com roteiro de Fernando Meirelles, Cesar Charlone e Jorge Furtado, fala sobre a vida de dois jovens, Acerola (Douglas Silva) e Laranjinha (Darlan Cunha), que vivem em uma comunidade no Rio de Janeiro e mostram a realidade vivida por muitos na Cidade Maravilhosa.
     Com a teledramaturgia, podemos ter uma pequena noção da segregação gritante em que as pessoas pobres e negras do Rio vivem até hoje. Além do desafio diário de lidar com a violência, o tráfico de drogas e a dificuldade de conseguir se ter o necessário para viver, os moradores ainda precisam enfrentar muitos desafios fora de suas comunidades, o principal deles: o preconceito.
     Há quem desacredite dessa realidade e encare apenas como mais uma história qualquer na televisão, e não, você está bem enganado! Eu sabia que algumas coisas ali aconteciam, mas logo depois de terminar a série, viajei para o RJ e, honestamente, acabei me deparando até com algumas frases ditas pelos atores, a partir de então comecei a notar todo esse contraste. Então, assista a série consciente de que estará vendo a realidade de várias pessoas.
      Todos os episódios das 4 temporadas estão disponíveis no YouTube, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas