Exposição Giramundo

(Foto por Gabriela Fonseca)

     Está rolando a exposição "Mundo Giramundo", no Caixa Cultural de Brasília, com a curadoria de Beatriz Apocalypse, Ulisses Tavares e Marcos Malafaia. O grupo mineiro de teatro de bonecos, o Giramundo, apresenta alguns de seus bonecos dos 1500 do acervo. Formado em 1970 por Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu, possuem 34 espetáculos em sua história, sendo 19 deles ainda operantes. Existem bonecos de todas as formas, de várias histórias... bonecos de vara, de fio e de balcão, cada um com sua singularidade e encantamento.

(Foto por Gabriela Fonseca)

     Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

(Foto por Gabriela Fonseca)

     Sem conhecer ainda o trabalho do grupo, me surpreendi bastante, tudo muito lindo e encantador! Tanto as crianças quanto os adultos se entretêm com as obras. E, além de mostrar vários personagens dos espetáculos, o que achei interessante foi mostrarem como são feitos, cada detalhe de sua construção, e a forma como a exposição estava organizada, com as "anotações" feitas em cima da mesa, explicando tudo, a harmonia prevaleceu na galeria.

(Foto por Gabriela Fonseca)

     A exposição ficará até o dia 27 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h, e a entrada é gratuita. Ah, e no dia 24 de novembro, terá a oficina de manipulação para marionetistas, das 9h às 12h e das 14h às 18h, voltada para marionetistas, estudantes de artes, de teatro, e curiosos sobre o teatro de bonecos em geral. Mais informações sobre o grupo no site: www.giramundo.org.

Fonte: www.giramundo.org

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas